É PRECISO IR AOS EXTREMOS DE SI,
PARA QUE POSSA EXPERIMENTAR-SE POR INTEIRO !


Débora Vasconcelos

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O NASCIMENTO DE EXTREMOS DE MIM – 05/12/09

Hoje o blog faz um aninho de existência e eu estou mega feliz, pois com ele conheci novos amigos como a Letícia que agora está escrevendo também e já tem seu próprio blog: http://descobrindoumnovoser.blogspot.com, como Sidney uma pessoa super talentosa que também escreve, logo postarei uma poesia dele aqui se ele deixar, só um detalhe ele é de Cabo Verde (África) e achou meu blog no Google, isso pra mim não tem preço minhas palavras já correndo livres de mim, percorrendo mundos que eu ainda não conheço.
E com o blog descobri que não apenas amigos e parceiros próximos gostam do que escrevo, assim como a Paula que também por incentivo meu está postando histórias engraçadíssimas no blog dela:
http://wwwbeterrabasimpatia-beterraba.blogspot.com, o Tiago ilustrador http://www.tiagocostailustra.blogspot.com/ que fez a antiga e nova imagem do blog, mas fora essas pessoas que fazem parte do meu convívio tem muita gente que passa aqui vez ou outra pra dar uma lidinha. E isso é muito gratificante e quando recebo um comentário então não consigo nem descrever o que sinto de tão bom que é.
Mas esse projeto “Extremos de Mim” já existe há muitos e muitos anos em minha cabeça, e hoje resolvi contar como ele nasceu.


Quando eu tinha lá meus 10 ou 11 anos e era moda estudar datilografia, pois naquela época não havia muitos cursos de digitação e computador era coisa de gente rica ou de banco, eu já escrevia poesias. E foi mais ou menos nesta fase que ganhei um dos melhores presentes de minha vida. Minha amiga-irmã Katielly chegou em casa com uma pasta azul e me disse:
- Fiz pra você!
Quando abri e vi logo de cara aquela capa, paralisei, ao mesmo tempo me impulsionei, pois naquele instante havia em minhas mãos a primeira edição de um dos meus maiores sonhos.
Ali pra mim foi o nascimento material de Extremos de Mim, pois em minha mente ele já existia há muito tempo e compartilhava esses poemas com a Ká, que no ímpeto de praticar sua datilografia, mas tenho certeza que principalmente na vontade de me presentear, de me ver feliz em uma fase tão sombria, ela passou sei lá quanto tempo a datilografar minhas poesias, e a cada letra datilografada transformava meu sonho em realidade e valorizava minhas palavras documentando meus sentimentos que de criança não tinham nada, pois já eram tão intensos e verdadeiros.
Então foi ali que Extremos de Mim, nome que sempre comentei que gostaria que fosse o nome do meu primeiro livro, tomou vida e me fez continuar a escrever meus poemas. Bastava isso, bastava que uma única pessoa gostasse do que eu escrevia, mesmo que fosse a minha melhor amiga, para que eu continuasse a escrever quando eu já não acreditava em quase mais nada, passei a acreditar em mim mesma.
Pelo grau de tristeza das poesias extremamente melancólicas daquela época, separei apenas essa que acho linda até hoje: Cactos.
Espero que gostem da explicação de como nasceu “Extremos de Mim” para mim. Não podia ser de forma diferente. Eu paria! E a Katielly era a parteira dos meus escritos.
Chegou à hora de retribuir pelo menos um pouco de tudo que ela já fez por mim, contando essa história.
Obrigada, Ká!

CACTOS

A minha paixão é tão grande
Que se expande pelos vales de cactos
Deixando-os forte e sem espinhos
Assim posso caminhar entre eles
Contando histórias de amor

Meu coração sem sossego
Que há dias está aflito
Por não conseguir lembrar com perfeição sua face
Agora se acalma para ouvir uma canção
O tempo nos separa
Nos deixando nessa obsessão

Sinto que minha liberdade
Vai além da opressão dos que não vejo
E pouco a pouco tudo faz sentido

Você é a inspiração do meu viver
Mas continuo sofrendo
Nessa doce agonia desses dias lentos
Pra voltar a lhe ver

Débora Vasconcelos



4 comentários:

Leticia Duns disse...

Nossa Dé quanta satisfação em ter sido citada em sua postagem e logo dentro Do Nascimento de Extremos de mim que é muito especial pois foi através disso que nós admiradores das palavras livres de Dé podemos nos inspirar e nos motivar cada vez mais.
Tudo muito lindo, muito bem feito com sua maestria, tudo perfeito, seus extremos aqui realmente são expressados à flor da pele...
Com um largo sorriso no rosto e lágrimas no rosto de tanta felicidade em tê-la como referência deixo aqui um enorme beijo e um obrigado expressamente pequeno perto de suas grandes palavras.

Débora Cristina Vasconcelos disse...

Le,

A felicidade é toda minha!

Obrigada por ter comentado em meu blog, por querer me conhecer e por agora estar escrevendo tão lindamente.

Bjssss

Unknown disse...

Olá prima aquí é o habacuque!
Acabei de conhecer o seu blog e confesso que estou muito emocionado por saber que você tem tanto talento. Me emocionei principalmente por saber que você escreve poesias desde a infancia.
Parabens pelo blog e principalmente pelo seu trabalho "Extremos de mim" que prometo a mim mesmo vou ler em sua integra!

Estou muito orgulhoso de você!!


Abraços

Débora Cristina Vasconcelos disse...

Nossa primo que alegria na minha vida, ter um primo que admira o meu trabalho, precisamos marcar um dia pra nos encontrar, afinal não moramos tão longe...Muito obrigada pela visita em meu blog e pelo comentário....amo comentários...rsrsr

Fica com Deus!

Bjs