É PRECISO IR AOS EXTREMOS DE SI,
PARA QUE POSSA EXPERIMENTAR-SE POR INTEIRO !


Débora Vasconcelos

terça-feira, 1 de junho de 2010

ESCRITORA, EU?

O que é um escritor?
É aquele que escreve um livro?
Ou aquele publica colunas diárias num jornal?
Ou é aquela pessoa que mantém as páginas de seus diários desde criança preenchidas e atualizadas?
Ou seria um escritor aquele que tem um blog, seja lá sobre o assunto que for?
O que define um escritor?
Seriam escritores apenas aqueles que fazem parte da história, como Anne Frank com seu diário, ou Einstein com temas científicos e suas teorias, ou seriam apenas aqueles mundialmente famosos como Paulo Coelho e tantos outros, ou aqueles que conquistam pela sua simplicidade e até erros de português como escritores de Cordel?
Procuro insistentemente dentro de mim uma resposta para essa pergunta que me acompanha desde criança: - Então afinal, o que é um escritor?
Lembro-me de uma vez que um amigo me chamou de escritora e eu o repreendi de imediato, dizendo que não me considerava escritora, pois nunca tinha ganhado nenhum tostão furado com meus escritos.
Mas será mesmo que somente é escritor quem ganha dinheiro com isso?
Claro que eu gostaria muito de viver de escrita. Mas nunca me passou pela cabeça deixar de escrever por não ganhar dinheiro.
Será que ser escritor é ter essa paixão acessa que não cessa, sem se importar com o que foi, com o que virá, tendo dentro de si essa ganância de escrever que nunca é saciada, independente do dinheiro ou do que os outros vão pensar?
Pelo menos eu achei neste meu ato de escrever uma recompensa que não há dinheiro no universo que pague, que é o poder de fazer amigos através de meus escritos, conhecer pessoas que eu admiro e nem conhecer ainda pessoalmente quem me admira de longe, muito longe, mas pessoas queridas que já fazem parte da minha vida.
Taí, conhecer gente do bem devido ao que escrevo, é o meu maior estímulo pra continuar escrevendo mais e mais, sem precisar ser chamada de escritora.
Débora Vasconcelos



* Quando criança, escutei isso não lembro de quem, mais nunca mais esqueci e quero compartilhar:
A Amizade é o único sentimento realmente compartilhado, precisam que duas pessoas sintam o mesmo sentimento para que exista, afinal você pode dizer que ama, odeia, ou sente medo de alguém que nem sabe que você existe, mais não tem como dizer que você é amigo de uma pessoa que não compartilhe essa amizade com você também. Então poder fazer amigos é algo magnífico pra mim, ainda mais quando é por causa de algo que eu gosto tanto de fazer como é a escrita.

Débora Vasconcelos

Um comentário:

Leticia Duns disse...

Ai Amiga, que lindo !!!!

Adorei !

Cada dia que passa tbm me faço essa pergunta, mas sabe que na verdade ela nem me faz importância pois assim como você, escrevo para sentir-me bem, e o que vier é consequência !

Muito obrigado Dé, adoro você !!!

Beijos
Le